Fadistas

Carminho – Fadista

Fadista Carminho "Não sei talvez quem és, mas sei quem sou." Nem podia ser de outro modo, quando quem canta estas palavras de Vasco Graça Moura é alguém que sempre soube que o fado era o seu destino, mas que só o quis assumir depois de ter compreendido quem era realmente. Em 2009, Carminho cantava o "Fado" que era o seu fado desde muito nova. Desde que ouvia os discos que os pais tinham, que acompanhava as tertúlias fadistas que se faziam lá em casa, desde que começou a cantar, ainda adolescente, na Taverna do Embuçado. Esse "Fado" era o título de um primeiro álbum que esteve entre os mais aguardados discos da nova geração de fadistas: porque quem já ouvira Carminho sabia o talento que ali estava, mas porque ela se fez esperar – até acabar o curso, até viajar pelo mundo, até saber quem era. E o seu "Fado" tornou-se num dos mais aclamados álbuns de 2009. Disco de Platina – resultado invejável para um disco de estreia - "Fado" abriu os corações de Portugal à voz de Carminho, e as portas do mundo ao seu talento: melhor álbum de 2011 para a revista britânica "Songlines", actuações nas principais capitais europeias, no Womex 2011 em Copenhaga e na sede parisiense da UNESCO no âmbito da candidatura do Fado a património mundial, o convite para participar no disco de Pablo Alborán que se tornou num fenómeno de popularidade em Espanha e Portugal. Era já tempo do "Fado" ter sucessor [...]

Fadista, Ricardo Ribeiro

Ricardo Alexandre Paulo Ribeiro nasceu em Lisboa a 19 de Agosto de 1981. Frequentou aulas de guitarra clássica e formação musical – grau 3 – com os professores: José Carvalhinho, Manuel Soutulho e Lisete Teixeira. Conviveu com o Fado desde muito novo, ouvindo grandes fadistas da época que se tornaram as suas referências: Fernando Maurício, Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Manuel Fernandes, Adelino dos Santos (Guitarra) e José Inácio (Viola), entre outros.

Fadista Alexandra Monteiro

Dotada de uma voz genuína, madura e sensível. A alma e pujança de voz tem acompanhado a Fadista Alexandra Monteiro ao longo da sua vida e carreira artística, revelando-se em palco com interpretações de muita qualidade. Grandes canções da história do nosso fado podem ser interpretadas na sua festa, evento, noite de fados acompanhadas com músicos conceituados, músicos de guitarra portuguesa e viola de fado. Tem um encanto muito especial pela nossa grande diva do fado, Amália Rodrigues, interpreta também outros fadistas conceituados e poemas encantados de poetas com tanto encanto.Veja os videos que aqui lhe apresentamos…